Oratória como Diferencial Competitivo em Entrevistas de Emprego

Oratória é um grande diferencial para as pessoas que estão concorrendo a uma vaga no mercado de trabalho. Atualmente cerca de 10% dos contatos que eu recebo vem de pessoas que desejam conquistar uma vagas no mercado de trabalho e não estão conseguindo pois não possuem boa oratória e acabam se atrapalhando no momento da entrevista ou nas dinâmicas de Grupo.

As empresas estão cada vez mais exigentes e Falar em público é uma habilidade cada vez mais necessária para qualquer cargo. Saber apresentar um produto, uma ideia ou mesmo se apresentar de forma brilhante garante um destaque do candidato perante o grupo independentemente se o cargo exige ou não habilidades em oratória.

Oratória como diferencial competitivo.

O candidato que apresentar uma boa oratória durante uma entrevista ou dinâmica de grupo, aumenta consideravelmente suas possibilidades de conquistar a vaga, visto que a oratória é hoje uma habilidade que irá garantir através do candidato uma boa apresentação da empresa e/ou seus produtos e serviços.

O medo de falar em público e a timidez são os principais fatores impeditivos das pessoas se expressarem de forma satisfatória, então nesse momento a falta de uma boa oratória poderá prejudicar ou impedir que a pessoa conquiste a vaga.

Oratória – Dicas para uma boa entrevista.

  • Vista-se de acordo com o cargo concorrido. Adote uma postura confiante.
  • Planeje bem a sua apresentação pessoal e profissional e evidencie seus pontos fortes.
  • Mantenha-se relaxado(a). Ansiedade e nervosismo sempre atrapalham. Um relaxamento corporal pode ajudar.
  • Mantenha o contato ocular e a cabeça alinhada. Olhar para baixo pode transmitir insegurança e olhar para cima pode transmitir arrogância.
  • Use o seu gestual para melhorar sua comunicação. A linguagem corporal corresponde a 55 % da nossa comunicação. Sente-se adequadamente e use suas mãos para gesticular enquanto fala.
  • Acredite nas suas palavras e aja com naturalidade – Seja você mesmo !

Dessa forma passará muito mais segurança e credibilidade, aumentando consideravelmente suas possibilidades de conquistar a vaga. Outros fatores poderão afetar na sua avaliação, porém digo com toda certeza que a oratória fará uma grande diferença positiva na sua avaliação.

Se quiser aprender essas e muitas outras técnicas valiosas de Oratória e como falar bem em público, acesse-já o site de nossa Formação de Oradores.

Oratória é a arte de falar em público com excelência, segurança e carisma.

Michel Soares é Orador Profissional Certificado, Palestrante, Coach com certificação Internacional, Executive Coach formado por Jonh Richards (EUA), treinado por Bob Proctor, T. Harv Eker e Robert Kyiosaki autor de Pai Rico, Pai Pobre. Hipnoterapeuta com certificação Internacional, Master Practitioner em E.F.T. (Emotional Freedom Techniques), formado em P.N.L., Trainer Coach formado por MTI Metafusion Training Institute com certificação internacional.

Faça um Comentário !